UNIDADE 2 –
MINHA ESCOLA E A REDE DE ENSINO PERANTE AS LEIS PARA INCLUSÃO
Informações sobre a minha escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Total de alunos : 511
Atendimento nos turnos diurno e EJA/noturno
Total de docentes : 39
Total de funcionários : 5
Etapas de escolarização:A Escola está em transição do ensino fundamental em oito anos por séries para o ensino fundamental em nove anos,por ano.Contempla também o ensino de EJA.
Salas de apoio:
Sala De Altas Habilidades
Sala de Integração e Recursos (SIR)
A SIR atende 19 alunos da educação especial da própria escola e mais quatro de outra escola.Além desses existem de outras escolas dezoito alunos que estão em processo de avaliação.Esse atendimento é garantido pelo parecer 56 do CNE.
Em geral são alunos com deficiências mentais leves ou transtornos globais de desenvolvimento.A maioria tem no mínimo três repetências em cada série e está acima da idade regular.Existem alunos na escola que a professora da SIR considera necessitarem da sala mas não querem participar e os pais não tomam nenhuma atitude a esse respeito.Também há casos em que os professores não encaminham seus alunos com necessidades educacionais especiais e quando recebem algum criticam a professora anterior por tê-lo aprovado.
Freqüentam a SIR duas vezes por semana e tem seu currículo adaptado bem como avaliação em forma de parecer conforme está previsto em lei.
O atendimento é feito em turno inverso ao da aula regular e objetiva auxiliar na compreensão da aprendizagem,adaptando aos limites dos alunos e trabalhando com suas capacidades.
A Sala de Altas Habilidades atende cada aluno uma vez por semana também em turno inverso.Há uma média de quarenta alunos inscritos para avaliação e vinte três freqüentando a sala.A professora de sala regular ao perceber que o aluno se destaca em alguma área (intelectual,artístico,motora,comunicação,etc) encaminha para a sala para uma avaliaçóo/diagnóstico,onde se define se essa é uma alta habilidade.
O tipo de atendimento que a sala oferece não tem sido só para superdotados,.As crianças de nossa escola são inquietas e se adaptam melhor com atividades em movimento,por isso a professora escolheu como carro chefe o teatro em todas as suas nuances e possibilidades.Mas trabalha também com pintura,colagem,elaboração de textos,poesia,músicas,danças,expressão corporal,conjuntamente com atividades para trabalhar valores relacionados à expressão de sentimentos.A professora dessa sala avalia ainda,que na escola pode haver muitas crianças bem dotadas ,mas que elas estão “adormecidas”,em função do meio social,dificuldades emocionais,questões alimentares,o que dificulta o diagnóstico.Os problemas familiares dificultam também a participação.mesmo assim é feito um trabalho que visa estimular a inteligência,a sensibilidade e a criatividade.
Informações sobre a minha escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Total de alunos : 511
Atendimento nos turnos diurno e EJA/noturno
Total de docentes : 39
Total de funcionários : 5
Etapas de escolarização:A Escola está em transição do ensino fundamental em oito anos por séries para o ensino fundamental em nove anos,por ano.Contempla também o ensino de EJA.
Salas de apoio:
Sala De Altas Habilidades
Sala de Integração e Recursos (SIR)
A SIR atende 19 alunos da educação especial da própria escola e mais quatro de outra escola.Além desses existem de outras escolas dezoito alunos que estão em processo de avaliação.Esse atendimento é garantido pelo parecer 56 do CNE.
Em geral são alunos com deficiências mentais leves ou transtornos globais de desenvolvimento.A maioria tem no mínimo três repetências em cada série e está acima da idade regular.Existem alunos na escola que a professora da SIR considera necessitarem da sala mas não querem participar e os pais não tomam nenhuma atitude a esse respeito.Também há casos em que os professores não encaminham seus alunos com necessidades educacionais especiais e quando recebem algum criticam a professora anterior por tê-lo aprovado.
Freqüentam a SIR duas vezes por semana e tem seu currículo adaptado bem como avaliação em forma de parecer conforme está previsto em lei.
O atendimento é feito em turno inverso ao da aula regular e objetiva auxiliar na compreensão da aprendizagem,adaptando aos limites dos alunos e trabalhando com suas capacidades.
A Sala de Altas Habilidades atende cada aluno uma vez por semana também em turno inverso.Há uma média de quarenta alunos inscritos para avaliação e vinte três freqüentando a sala.A professora de sala regular ao perceber que o aluno se destaca em alguma área (intelectual,artístico,motora,comunicação,etc) encaminha para a sala para uma avaliaçóo/diagnóstico,onde se define se essa é uma alta habilidade.
O tipo de atendimento que a sala oferece não tem sido só para superdotados,.As crianças de nossa escola são inquietas e se adaptam melhor com atividades em movimento,por isso a professora escolheu como carro chefe o teatro em todas as suas nuances e possibilidades.Mas trabalha também com pintura,colagem,elaboração de textos,poesia,músicas,danças,expressão corporal,conjuntamente com atividades para trabalhar valores relacionados à expressão de sentimentos.A professora dessa sala avalia ainda,que na escola pode haver muitas crianças bem dotadas ,mas que elas estão “adormecidas”,em função do meio social,dificuldades emocionais,questões alimentares,o que dificulta o diagnóstico.Os problemas familiares dificultam também a participação.mesmo assim é feito um trabalho que visa estimular a inteligência,a sensibilidade e a criatividade.
Bom dia Simone,
ResponderExcluirFicou muito boa esta parte de seu dossiê. Você contextualiza sua escola e apresenta para o leitor como ela se organiza.
Abçs,
Daniela