sexta-feira, 22 de maio de 2009

UNIDADE 3

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS- I parte




Nessa unidade vou colocar referências aos serviços especializados em nosso Estado em uma reflexão de como e quando estão sendo oferecidos.Nessa proposta achei interessante anexar um resumo do Fórum pela Inclusão Escolar,que aconteceu no ano de 2008.Procurando na biblioteca de minha escola algum material que pudesse me auxiliar na compreensão dos assuntos propostos nessa interdisciplina,encontrei um livro que foi enviado pela coordenação desse fórum e que contém entre os assuntos abordados,um capítulo referente aos serviços especializados oferecidos e/ou necessários para a inclusão real dos alunos com necessidades educacionais especiais.Conhecendo os debates desse fórum,pude ainda fazer um melhor cruzamento dos dados apresentados entre a história da educação especial e os serviços especializados que hoje são oferecidos,por que já havia estudado esses assuntos nas unidades anteriores.
O livro foi elaborado a partir do Ciclo de Debates Inclusão Escolar:práticas e teorias,ciclo esse realizado em 2008 em Porto Alegre,no qual são apresentadas as tentativas de nossa cidade em avançar na inclusão escolar.Foram criados espaços como os Laboratórios de Aprendizagem,as salas de Recurso,as Turmas de progressão,o sistema de ensino por ciclos,todos aplicações na tentativa de constituir uma escola verdadeiramente inclusiva.Quando o município se articulava nesse propósito o MEC propôs transformar as escolas especiais em centros de atendimento .Aí foi de suma importância à atuação da comunidade escolar envolvida na inclusão,através da realização de muitos encontros,passeatas,documentos e outras formas de contestação onde conseguiram reverter a proposta do MEC e retirar de seu texto de políticas para a educação especial a transformação das escolas em centros.Pelo que entendi foi a partir daí,que sentindo a necessidade de unir forças,de criar elos surgiu o Fórum Municipal pela Inclusão Escolar,onde se discute o tema gerador e se troca experiências em busca de políticas que causem melhoria da inclusão nas escolas do município .O primeiro Fórum aconteceu ano passado,2008 com a participação de diferentes instituições e pessoas e após um Ciclo de Debates sobre a inclusão escolar.esse Fórum é composto pela Comissão de Educação,Cultura,Esporte e Juventude da Câmara Municipal de porto Alegre (CECE),SMED,1ª CRE ,Associação de Trabalhadores em Educação (ATEMPA),Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência,representantes da Sala de Integração e Recursos (SIRs) da SMED,dos professores e pais dos alunos de Escolas Especiais.
São ações do Fórum pela Inclusão Escolar:reuniões mensais;organização do Ciclo de Debates e Encontro de Pais;propor,sistematizar e encaminhar as deliberações coletivas surgidas nos diferentes espaços de discussão.O Ciclo de Debates tem como proposição o diálogo e o aprofundamento teórico a respeito do inclusão de alunos com deficiência nas Escolas Regulares e Especiais.
Com o tema: Inclusão Escolar –Práticas e Teorias, o Ciclo se constituiu num conjunto de relatos de experiências ,considerações teóricas e debates entre os relatores e o público,num total de cinco encontros ao longo deste ano,todos sobre os desafios propostos pela Inclusão Escolar.
Forma feitos os seguintes relatos ,nessa ordem:
De professores que atum nas Salas de Integração e Recursos do Município de Porto Alegre e da Escola Regular,apontando as conquistas e dificuldades encontradas nesse processo.
Da Educação Infantil e da EJA também implicados com a inclusão escolar.
Das assessorias da SMED apresentando um pouco da trajetória e organização institucional.
As Escolas Especiais do Município,a Escola Bilíngüe e um representante do segmento de pais contribuíram com seus relatos,experiências e considerações sobre suas trajetórias ,alternativas e desafios para acolher e garantir atendimento aos seus alunos.
Os professores das Universidades contribuíram teoricamente aceitando o desafio de dialogar com os profissionais das diversas escolas ,suas famílias e todos os interessados.
Todos os relatos foram acompanhados por uma reflexão teórica proposta por um debatedor convidado.
Continua...

“Desta forma fazemos um registro de um marco importante na história da educação em nossa cidade,pautados na ação e reflexão de práticas pedagógicas que fazem da diferença pontos de partida para a construção do conhecimento.” Rejane Caspani Dubois (coordenadora do Fórum pela Inclusão Escolar)




Referência bibliográfica:
Inclusão Escolar:práticas e teorias / organizadoras Isabel Letícia Medeiros,Salete Campos de Moraes & Magali Dias e Souza – Porto Alegre:Redes Editora,2008.

Um comentário:

  1. Cara Simone,
    Você traz novamente o texto sobre o Ciclo de Debates de 2008, quase do mesmo modo apresentado no dossiê anterior. Penso que as leituras da interdisciplina são importantes para contextualizar as discussões e que outras leituras podem contribuir para essas discussões, mas lembro que as referencias principais são as leituras propostas para cada unidade. As informações que tenho sobre o ciclo do ano passado dão conta de que houve uma grande situação de estranhamento entre as escolas especiais (que temiam o fechamento), aqueles que defendiam a inclusão escolar e aqueles que se manifestavam contra. Ocorrendo, quando da fala de um professor, a retirada de pessoas surdas do recinto. Este ano o II Ciclo já iniciou e tive a impressão de que a questão esta muito mais voltada para a discussão da educação para o trabalho do que propriamente para as questões que envolvem a inclusão escolar.
    Abçs,
    Daniela

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